
Foto: Reprodução/ Wikipedia/ Portal da Copa do Governo Brasileiro
A Praia de Ponta Negra, um dos principais cartões postais de Natal, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Natural, Histórico, Paisagístico, Ambiental e Turístico Material do Estado do Rio Grande do Norte. O projeto foi do deputado estadual Luiz Eduardo na Assembleia Legislativa (ALRN), e está prevista na Lei nº 12.094, sancionada pelo Governo Estadual, e publicada na edição de sexta-feira (21) no Diário Oficial (DOE).
De acordo com o texto, “fica reconhecida como Patrimônio Natural, Histórico, Paisagístico, Ambiental, Turístico Material do Estado do Rio Grande do Norte a Praia de Ponta Negra, no Município de Natal”. A norma entrou em vigor na data da publicação.
Localizada na zona Sul da capital potiguar, a Praia de Ponta Negra é conhecida nacional e internacionalmente por abrigar o Morro do Careca, que se tornou o principal símbolo da cidade. O local concentra uma das maiores redes hoteleiras da cidade, com restaurantes, bares e comércios voltados para o turismo, além de ser ponto de encontro de moradores, visitantes e turistas durante todo o ano.
A praia passou por uma obra com o objetivo de ampliar sua faixa de areia, que ficou conhecida como “engorda de Ponta Negra”, que antes enfrentava problemas de erosão e redução do espaço disponível para banhistas e turistas.
As obras teve início em setembro de 2024, quando a draga responsável pelo serviço começou a depositar os primeiros 2 mil metros cúbicos de areia, marcando oficialmente o início das obras. Ao todo, foram utilizados 1 milhão de metros cúbicos de areia para recuperar e ampliar a faixa de areia.
O aterro hidráulico foi finalizada em janeiro deste ano e resultou na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca.