Viação Jardinense

Esporte

Caiu

Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira

Técnico deixa cargo após 16 jogos e acumular marcas negativas à frente da equipe nacional; Jorge Jesus é favorito a assumir a vaga.

Por Seridoense há 5 dias

Foto: AFP

Três dias após a derrota vergonhosa por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Dorival Júnior não é mais o técnico da Seleção Brasileira. A demissão do treinador foi anunciada oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (28), após uma reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro, com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Em pronunciamento à imprensa, na própria sede da CBF, Ednaldo anunciou a saída do treinador e publicou uma nota em seu site.

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto”, publicou a entidade.

Além de Dorival, os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e o preparador físico Celso Resende também foram demitidos. O diretor de Seleções, Rodrigo Caetano, o coordenador técnico Juan e o gerente de seleções, Cícero Souza, continuam em seus cargos na CBF.

Ednaldo Rodrigues, disse que a busca por um substituto foi iniciada somente nesta sexta-feira.

“Na terça-feira, eu disse a vocês depois do jogo que falaria no dia seguinte. Falamos e nos reunimos com Dorival Júnior e Rodrigo Caetano, e a CBF anuncia neste momento que encerrou o ciclo do Dorival Júnior. A gente agradece muito pelo trabalho que ele desempenhou na Seleção e desejamos para ele todo sucesso em sua carreira, disse Rodrigues.

“Agora vamos trabalhar na busca de um substituto. Aquilo que era colocado que tinha contato com A, com B, com C, isso em momento algum passou nem pelo presidente, e nem por alguém que o presidente tenha determinado. A partir de agora sim que vamos buscar um substituto para dar continuidade ao trabalho da seleção brasileira, concluiu.

De acordo com informações, Jorge Jesus é o favorito a assumir o cargo de técnico da seleção. Carlo Ancelotti também tem o nome preferido num primeiro momento, mas a disponibilidade de assumir a Seleção Brasileira antes do Mundial de Clubes, previsto para acontecer entre junho e julho, faz diferença.

A demissão de Dorival, vem após as más atuações e resultados já pressionavam Dorival desde o ano passado, mas a situação se agravou após a goleada sofrida pela Seleção Brasileira por 4 a 1 para a Argentina, na terça-feira (25). Foi a primeira vez na história que o Brasil tomou quatro gols em uma partida das Eliminatória. E a maior derrota em mais de 60 anos para seu maior rival.

Dorival Júnior na Seleção Brasileira

O técnico foi escolhido da CBF após trabalhos vitoriosos no Flamengo e no São Paulo. Na época, Ednaldo Rodrigues optou por um nome em bom momento após a promessa da chegada de Carlo Ancelotti. Porém, na época o italiano optou por continuar no Real Madrid.

No comando desde janeiro de 2024, Dorival disputou 16 jogos, com 7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas — aproveitamento de 58,3%. Na Copa América disputada no ano passado (2024), a Seleção Brasileira apresentou dificuldades para se classificar para 2ª fase e acabou eliminada nas quarta de final para o Uruguai.

Durante as eliminatórias em dois últimos jogos, o Brasil levou o mesmo número de gols, que sofreu em toda a campanha das eliminatórias de 2022, quando a seleção era comandada por Tite. Já o resultado no Monumental de Nuñez foi a pior derrota do Brasil contra a Agentina desde 1964, quando a equipe nacional perdeu por 3 a 0 no Pacaembu, em São Paulo, pela Taça das Nações, torneio organizado pela então CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Marcas negativas de Dorival, apenas na 14ª rodada das eliminatórias

  • Pior derrota do Brasil em Eliminatórias (4 a 1 para a Argentina);
  • Brasil sofreu 05 gol em dois jogos, o mesmo número de gols que em toda a campanha das Eliminatórias de 2022;
    (Brasil 2 a 1 Colômbia e Argentina 4 a 1 Brasil);
  • Brasil sofreu dois gols em menos de 15 minutos depois de 70 anos (Nos 4 a 1 contra a Argentina, na última terça);
  • Pior derrota desde 0 7 a 1 para Alemanha na Copa do Mundo de 2014 (Também no 4 a 1 contra a Argentina);
  • Pior derrota para a Argentina em 61 anos.

Na entrevista coletiva após o jogo da terça, Dorival já falava em tom de despedida.

“O trabalho estava sendo desenvolvido. Lógico que o resultado machuca. É um sentimento que nós temos. É natural que esperava uma reação diferente da equipe por tudo aquilo que vínhamos fazendo”, disse o agora ex-treinador da Seleção.

Com a demissão do treinador, a Seleção vai para o quarto treinador neste ciclo de Copa do Mundo. Após a saída de Tite, o Brasil teve Ramon Menezes e Fernando Diniz, interinamente em 2023 antes da contratação de Dorival em janeiro de 2024.

Os próximos compromissos da Seleção serão em junho, quando a seleção enfrenta Equador e Paraguai pelas Eliminatórias.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com