
Foto: Freepik
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, realizará o evento “Onda Azul: Huol pelo autismo” no próximo dia 02 de abril, com o objetivo de promover informação e conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação, que se inicia às 9h no Auditório Mariano Coelho, contará com diversas atividades, incluindo um mutirão odontológico no final do mês.
Durante o evento, um mutirão de atendimento odontológico sob sedação será realizado para pacientes com autismo que necessitam de procedimentos odontológicos, mas que não conseguiriam realizá-los sem sedação. Este atendimento será parte da programação do mês, com o mutirão acontecendo no dia 30 de abril.
A ação também incluirá uma mesa redonda composta por profissionais de saúde, direito e comunicação, que discutirão aspectos clínicos e legais relacionados ao TEA. Participarão da mesa a fonoaudióloga do Huol, Luiza Aline Costa Monteiro; a médica neuropediatra, Celina Angelia dos Reis Paula; o advogado, Túlio Caio Chaves Lima; e o apresentador e comunicador, Luis Henrique de Souza e Silva.
De acordo com a Médica Anestesiologista do Huol, Keila Filgueira, o evento é fundamental para o acolhimento e inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista. “O evento onda azul é de extrema importância. No Huol, vamos reunir famílias, população, cientistas e profissionais com o intuito de promover práticas para acolhimento e inclusão do espectro”, afirmou Keila.
Programação do evento:
9h às 9h30 – Mesa de Abertura
9h45 às 11h15 – Mesa Redonda
Palestrantes:
- Luiza Aline Costa Monteiro (Mediadora) – Atualizações sobre TEA
- Dra. Celina Angelia dos Reis Paula – Aspectos clínicos do TEA
- Dr. Túlio Caio Chaves Lima (Advogado) – Justiça e inclusão: As leis para pessoas com TEA
- Luis Henrique de Souza e Silva – Experiência de um pai atípico
O evento é aberto ao público, com inscrição gratuita. Informações sobre inscrições pelos telefones 84 3342-2341 e e-mail: udp.huol@ebserh.gov.br.
O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve causas múltiplas, com fatores genéticos, ambientais e parentais reconhecidos como determinantes importantes para o surgimento do autismo. A Dra. Keila Filgueira explica que os principais sintomas do TEA incluem movimentos repetitivos (estereotipias), dificuldades de interação social e rigidez cognitiva. Estes sintomas podem variar em intensidade, mas sempre estão presentes de alguma forma.
“O autismo não se trata de uma doença, mas sim de uma condição, uma particularidade do indivíduo, por isso não falamos de cura. Com as terapias e o diagnóstico precoce, há ganho importante de função e a independência se torna bastante possível”, explica Keila.
O tratamento do TEA é centrado em promover a independência por meio de terapias que auxiliam nas dificuldades de fala, comportamento e habilidades motoras. “A ciência evoluiu muito nas multiterapias e elas compõem papel chave para o ganho de habilidades no espectro”, conclui Keila Filgueira.
O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, podendo ser realizada por meio do link disponibilizado pela organização.
Participe e contribua para a conscientização e inclusão das pessoas com autismo!