
Foto: Reprodução
O Carnaval de Natal 2025 superou as expectativas e trouxe resultados impressionantes para a economia local. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), o volume de negócios gerados pelo evento cresceu 34,5% em relação à edição anterior, ultrapassando a marca de R$ 196 milhões movimentados entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (3) ao prefeito Paulinho Freire, secretários municipais e à imprensa. A pesquisa contou com dois estudos distintos: um voltado para os foliões e outro para empresários dos setores de Comércio e Serviços.
Na análise com o público, 602 foliões foram entrevistados. O resultado mostra uma nota média de aprovação de 8,8 para o evento, com 89,9% dos participantes afirmando que pretendem voltar nas próximas edições.
O levantamento também revelou o perfil dos presentes: 59,5% eram moradores da capital potiguar e 40,5% turistas ou visitantes de outras cidades. As atrações mais procuradas foram os shows musicais (86,9%), blocos de rua (34,1%) e praias (16,6%), confirmando o sucesso da programação cultural e a movimentação nos pontos turísticos da cidade.
Já entre os 204 empresários entrevistados dos setores de Comércio e Serviços, a percepção foi bastante positiva. Cerca de 71,1% avaliaram o Carnaval como satisfatório, destacando que suas expectativas foram alcançadas. O faturamento médio diário durante os dias de folia ficou em torno de R$ 2.943,63.
Além disso, o estudo revelou que 31,9% dos empresários aumentaram seus estoques e realizaram contratações temporárias, mostrando que o evento gera impacto direto na geração de empregos e movimenta diversos segmentos da economia.
Evento que une cultura, turismo e desenvolvimento
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do levantamento:
“Os estudos realizados pelo IFC têm fornecido subsídios estratégicos para o poder público no aprimoramento de seus eventos e, com Natal não será diferente. Neste caso, eles ressaltam não apenas o impacto econômico positivo do Carnaval de Natal, mas também o papel fundamental do evento na promoção da inclusão social e do fortalecimento do comércio local.”
O prefeito Paulinho Freire também comemorou os resultados:
“Quase 200 milhões foram circulados aqui na nossa economia. A gente não pode deixar de fomentar o turismo e a cultura, que também movimentam a economia do município. Agradeço a parceria com a Fecomércio RN, que tem nos apoiado em vários eventos, não só na cultura, mas também na educação, saúde e assistência social.”
Para conferir mais detalhes da pesquisa, acesse: fecomerciorn.com.br/pesquisas