
Foto: GETTY IMAGES via BBC
Um turista americano foi preso na Índia após desrespeitar uma área de acesso restrito para tentar fazer contato com o povo indígena mais isolado do mundo. Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos, viajou até a Ilha Sentinela do Norte, no Oceano Índico, onde desembarcou, gravou vídeos, deixou objetos na praia e chegou a tocar um apito por cerca de uma hora, tentando chamar a atenção dos sentineleses.
A ação, considerada ilegal pelas leis indianas, foi fortemente criticada por organizações de direitos indígenas. A Survival International classificou o ato como “profundamente perturbador” e afirmou que ele colocou em risco tanto a vida do turista quanto a dos indígenas, que não possuem imunidade a doenças externas.
O caso está sendo investigado pelas autoridades indianas. Segundo H.G.S. Dhaliwal, chefe de polícia das Ilhas Andaman e Nicobar, o jovem compareceu a um tribunal local e foi detido por três dias para novos interrogatórios. Imagens captadas por uma câmera GoPro confirmam sua presença na ilha.