
Foto: PCRN
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta terça-feira (08), a Operação Select, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. A ação foi coordenada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e resultou na prisão em flagrante de três suspeitos, além da apreensão de 18 veículos de luxo, armas, munições e diversos documentos.
As investigações revelam que o grupo atuava de forma sofisticada, abrindo contas bancárias em nome de “laranjas” em uma agência localizada na Paraíba, com o apoio de uma gerente de banco. Os criminosos tinham como alvo clientes de alto poder aquisitivo, cujos cartões eram utilizados em transações fraudulentas em estabelecimentos comerciais, saques de limites bancários e em esquemas envolvendo placas de energia solar.
Além das fraudes, os investigados investiam em veículos de luxo para mascarar a origem ilícita do dinheiro. O valor total apreendido com os carros soma aproximadamente R$ 3,8 milhões.
As apurações, que abrangem o período de outubro de 2019 a novembro de 2024, detectaram movimentações suspeitas que ultrapassam R$ 106 milhões nas contas dos investigados e de empresas utilizadas para a lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim e Santa Cruz. Foram identificados como integrantes do esquema: líderes do grupo, a gerente bancária, o recrutador dos laranjas, um empresário envolvido na lavagem e até mesmo um policial militar, apontado como “tesoureiro do crime”.
A investigação teve início com base em denúncias e informações repassadas por instituições financeiras lesadas, e contou com o apoio das delegacias especializadas DRLD, DENARC, DEPROV, 80ª DP de Santa Cruz e da Secretaria da Fazenda do RN (SEFAZ-RN).
O nome “Operação Select” faz alusão à agência bancária onde eram abertas as contas fraudulentas. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.