
Foto: Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS
O papa Francisco recebeu, nesta quarta-feira (9), o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, em uma audiência privada no Vaticano. A visita, que havia sido inicialmente cancelada por conta da saúde debilitada do pontífice, foi confirmada pela Santa Sé após uma melhora do quadro clínico do líder da Igreja Católica.
Segundo comunicado oficial, o encontro ocorreu ao meio-dia e foi marcado por gestos de cordialidade. Durante a conversa, o papa expressou seus votos de felicidades ao casal real pela celebração de seu aniversário de casamento e também desejou uma rápida recuperação ao rei Charles III, que está em tratamento contra um câncer.
“Suas Majestades ficaram felizes que o Papa estivesse bem o suficiente para recebê-los – e por terem a oportunidade de compartilhar seus melhores desejos pessoalmente”, informou um porta-voz do Palácio de Buckingham.
O rei britânico, de 76 anos, iniciou tratamento contra a doença no ano passado e, embora a natureza exata do câncer não tenha sido divulgada, sua saúde inspira cuidados. Ele chegou a ser hospitalizado brevemente no fim de março e retomou seus compromissos públicos em 1º de abril. A visita ao Vaticano faz parte de uma viagem oficial de Estado à Itália, iniciada na última terça-feira (8).
Já o papa Francisco, de 88 anos, vem enfrentando complicações respiratórias. Recentemente, ficou internado por mais de cinco semanas no hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia dupla. Desde que retornou ao Vaticano, em 23 de março, ele tem mantido uma agenda mais restrita, com atividades públicas reduzidas.
O encontro entre os líderes religiosos e monarcas reafirma a cordialidade entre o Vaticano e a monarquia britânica, e também sinaliza um momento de superação mútua diante dos desafios de saúde enfrentados por ambos.