Viação Jardinense

Internacional

Conflito

Zelensky acusa Rússia de violar trégua de Páscoa horas após anúncio de cessar-fogo

Presidente ucraniano afirma que país foi alvo de centenas de ataques; Moscou nega e diz que Kiev também descumpriu o acordo

Por Seridoense em 20 de abril de 2025

Foto: REUTERS/Alina Smutko/File Photo/Maxim Shemetov

O clima de tensão entre Rússia e Ucrânia voltou a se acirrar neste domingo (20), mesmo após o anúncio de um cessar-fogo temporário feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, para a celebração da Páscoa Ortodoxa. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de não cumprir a trégua e realizar dezenas de ataques ao longo do período estabelecido.

A pausa nas hostilidades deveria durar 30 horas, começando ao meio-dia de sábado (19) e se estendendo até as 18h de domingo (20), pelo horário de Brasília. Contudo, Zelensky afirmou que, somente na manhã de domingo, foram registrados 59 bombardeios e 5 ataques, totalizando 387 bombardeios e 19 ataques desde o início do cessar-fogo.

“Desde a manhã de Páscoa, podemos dizer que o exército russo está tentando criar uma impressão geral de cessar-fogo, mas em alguns lugares não abandona tentativas individuais de avançar e infligir perdas à Ucrânia”, declarou Zelensky em suas redes sociais.

Em nova atualização, o presidente ucraniano disse que 26 ataques ocorreram entre a meia-noite e o meio-dia de domingo no horário local (18h de sábado a 6h de domingo no horário de Brasília), com aumento da intensidade a partir das 4h.

Para Zelensky, a violação da trégua revela duas possibilidades: “Ou Putin não tem controle total sobre seu exército, ou a situação comprova que, na Rússia, não há qualquer intenção real de encerrar a guerra — apenas de obter uma cobertura de imprensa favorável.”

Apesar disso, o presidente ucraniano considerou como “alívio” o fato de não haver alarmes de ataque aéreo na manhã do domingo. Ele ainda reiterou a proposta de estender a trégua por 30 dias, afirmando que “permanece em discussão”.

Do lado russo, o Ministério da Defesa negou qualquer violação ao cessar-fogo e, em contrapartida, acusou a Ucrânia de atacar tropas e bases russas com 444 tiros e 48 drones. O governador pró-Rússia de Kherson, Vladimir Saldo, também acusou forças ucranianas de atacarem cidades da região durante o período da trégua.

O anúncio do cessar-fogo de Páscoa foi feito por Putin logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que as negociações entre Ucrânia e Rússia estão “chegando a um ponto crítico” e reforçar que “nenhum dos lados está manipulando” sua tentativa de pôr fim à guerra, que já dura mais de três anos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense