
Foto: Divulgação
O projeto Movimento Sinfônico retorna com força em 2025 e realiza na próxima terça-feira (29) o concerto especial de Páscoa que marcará a abertura oficial da nova temporada. A apresentação acontece às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, sob regência do maestro Linus Lerner, e será aberta ao público.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do evento. A temporada também promove uma campanha solidária, com incentivo à doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.
A apresentação contará com obras de renomados compositores, como Ave Maria, de Gounod e Bach, além de peças de Vivaldi e Händel. Participam ainda do concerto a cantora Ângela Bezerra do Nascimento, o contratenor Franz Ribeiro e os corais de alunos do CEI, do projeto Canto Paramirins e do Coral Harmus.
“Será uma apresentação muito festiva, uma noite maravilhosa para começar a temporada da nossa Orquestra neste ano”, destacou o maestro Linus Lerner.
Além dos concertos, o Movimento Sinfônico mantém programas contínuos de formação com masterclasses e ensaios abertos para estudantes, aproximando jovens da música erudita e contribuindo para o aprimoramento técnico e a apreciação musical.
O projeto também investe no Programa Presença Digital, com transmissões ao vivo dos concertos e a publicação de registros audiovisuais no YouTube, ampliando o acesso da população potiguar à música sinfônica.
A iniciativa é realizada pela Mapa Realizações Culturais e fomentada pela Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. Alinhado com a Agenda 2030 da ONU, o projeto busca fomentar a educação, reduzir desigualdades e fortalecer a produção cultural no estado.
Desde sua criação, o Movimento Sinfônico vem conquistando o público: as últimas temporadas atingiram mais de 18 mil pessoas anualmente e garantiram oportunidades para mais de 70 profissionais entre músicos e técnicos.