
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou uma alta de 0,43% no mês de abril, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mostra uma desaceleração em relação a março, quando o índice havia subido 0,64%.
O desempenho do IPCA-15 ficou muito próximo da mediana das previsões dos analistas financeiros, que apontavam para uma alta de 0,42%, dentro de um intervalo de estimativas que ia de 0,38% a 0,52%.
Com o resultado de abril, a inflação acumulada no ano chegou a 2,43%. Já a taxa acumulada nos últimos 12 meses atingiu 5,49%, também em linha com as expectativas do mercado, que projetavam uma variação entre 5,44% e 5,58%.
O IPCA-15 funciona como uma prévia da inflação oficial do país. Ele mede a variação dos preços para o consumidor em um período de coleta que vai aproximadamente do meio de um mês ao meio do mês seguinte. Já o IPCA completo é calculado em base mensal e é o indicador utilizado pelo governo para a meta de inflação.
O resultado indica uma leve pressão inflacionária, mas sem surpresas em relação ao que o mercado já esperava, reforçando o cenário de acompanhamento atento por parte das autoridades econômicas para a política monetária nos próximos meses.