
Foto: @juliandakdouk/ Reprodução/ Instagram Lady Gaga/
Os fãs que irão ao show da cantora Lady Gaga neste sábado, 3 de maio, em Copacabana, devem ficar atentos às recomendações de segurança divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Uma das principais orientações é evitar entrar no mar durante a noite, devido ao alto risco de afogamentos, especialmente em meio à multidão esperada.
A operação montada para o evento contará com atuação integrada por terra, mar e ar. A expectativa é que mais de 1,6 milhão de pessoas compareçam ao mega show gratuito. Ao todo, 12 postos de guarda-vidas estarão ativos antes, durante e após a apresentação para garantir atendimento rápido em caso de emergências com banhistas.
A recomendação para que o público evite o mar à noite se baseia na experiência de eventos anteriores. Durante o show da cantora Madonna, realizado também em Copacabana em 2024, foram registrados 30 casos de afogamento — fator que motivou o reforço na precaução.
A estratégia de segurança inclui médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, guarda-vidas, combatentes, operadores de embarcações, pilotos, mergulhadores e até drones. Equipamentos como ambulâncias, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas e viaturas de busca e salvamento também estarão disponíveis. Veículos com escadas mecânicas de mais de 40 metros estarão prontos para casos de emergência em estruturas mais altas.
Outra recomendação importante da corporação é para que o público consuma bastante água durante o evento, como forma de prevenir casos de desidratação.
Além do Corpo de Bombeiros, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro intensificou a fiscalização de embarcações que pretendem ficar ancoradas na orla durante o show. Foram realizadas inspeções navais em barcos de passeio, turismo e transporte de passageiros. Cerca de 270 embarcações, aprovadas nas vistorias, devem marcar presença — número similar ao registrado no show de Madonna.
Segundo o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, capitão de mar e guerra Luciano Calixto de Almeida Junior, os procedimentos adotados vêm sendo aprimorados a cada grande evento. “A Capitania adotará procedimentos operativos mais rigorosos para garantir que não haja acidentes náuticos durante o show”, afirmou.