Viação Jardinense

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Cinco trechos de praias e rio na Grande Natal são considerados impróprios para banho

Locais em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz apresentaram altos níveis de coliformes fecais, segundo boletim do Idema

Por Seridoense há 3 semanas

Foto: Reprodução/ Viva Natal

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou nesta sexta-feira (2) um novo boletim de balneabilidade que aponta cinco trechos de praias e rios na Região Metropolitana de Natal como impróprios para o banho. A análise foi realizada por meio do programa Água Azul, responsável por monitorar a qualidade das águas potiguares.

Os locais reprovados nos testes foram:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;

  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;

  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), também em Parnamirim;

  • Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;

  • Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.

De acordo com o Idema, o monitoramento leva em conta a presença de coliformes fecais, e segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A classificação de um ponto como impróprio ocorre quando duas ou mais das cinco amostras semanais consecutivas apresentam mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água. Além disso, qualquer amostra com valor acima de 2.500 coliformes já é suficiente para tornar o ponto inadequado, independentemente dos demais resultados.

A presença elevada de coliformes indica risco à saúde dos banhistas, podendo causar infecções e doenças gastrointestinais. A recomendação é que os banhistas evitem esses locais até que nova análise aponte melhora na qualidade da água.

Por outro lado, o boletim aponta que outros pontos tradicionais do litoral potiguar seguem próprios para o banho, como as praias de Ponta Negra, Via Costeira e Redinha, em Natal; Búzios e Pirambúzios, em Nísia Floresta.

O programa Água Azul realiza esse tipo de monitoramento regularmente, contribuindo para a segurança sanitária da população e visitantes do litoral do Rio Grande do Norte.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense