Viação Jardinense

Internacional

Religião

Conheça a vida e história de Robertum Franciscum Prevost, o Papa Leão XIV

Primeiro pontífice nascido nos EUA e com cidadania peruana, Leão XIV é também o primeiro papa agostiniano da história

Por Seridoense há 2 semanas

Foto: Vatican News

O mundo católico testemunhou nesta quinta-feira (8) um momento histórico com a eleição do novo papa: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, agora Leão XIV. A tradicional fumaça branca na Capela Sistina anunciou o fim do conclave e, minutos depois, foi proclamado ao mundo o nome do novo pontífice da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Leão XIV é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, um país de maioria protestante, e também o primeiro pontífice com cidadania americana e peruana. Ele é o primeiro papa agostiniano da história, oriundo da Ordem de Santo Agostinho. Sua eleição o torna o segundo papa das Américas, após o argentino Francisco.

Natural de Chicago, nasceu em 14 de setembro de 1955, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Cresceu em uma família católica fervorosa com dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Formou-se em Matemática e Filosofia pela Villanova University, ingressou no noviciado agostiniano em 1977, fez seus votos solenes em 1981 e foi ordenado sacerdote em Roma em 1982, aos 26 anos.

Após se formar em Teologia e Direito Canônico, atuou como missionário no Peru a partir de 1985, especialmente em áreas empobrecidas de Trujillo e Chiclayo. Durante sua missão, lecionou teologia, direito canônico e patrística, além de exercer função pastoral em paróquias periféricas. Sua vivência latino-americana moldou uma atuação pastoral marcada pelo compromisso com os pobres e a defesa dos imigrantes.

Prevost também foi prior geral da Ordem de Santo Agostinho por dois mandatos (2001–2013). Em 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, onde posteriormente tornou-se bispo. Em 2023, foi chamado pelo Papa Francisco para Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. No consistório de setembro daquele ano, foi criado cardeal e recebeu o diaconato de Santa Mônica.

Sua experiência no Vaticano inclui participação ativa nas duas sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade (2023 e 2024), além de integrar diversos dicastérios importantes, como os da Evangelização, Doutrina da Fé, Igrejas Orientais, Cultura e Educação, entre outros. Em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos, com o título da Igreja Suburbicária de Albano.

Leão XIV é fluente em cinco idiomas — inglês, espanhol, português, italiano e francês — e sua trajetória reúne elementos do espírito missionário latino-americano, da formação intelectual europeia e da vivência pastoral norte-americana.

Apesar de seguir uma linha próxima à de Francisco em temas sociais, Leão XIV tem uma postura mais conservadora em questões de costumes, sendo crítico à união homoafetiva e à discussão de gênero nas escolas, o que agradou setores mais tradicionais da Igreja.

Seu lema episcopal, “In Illo Uno Unum” — “Embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um” —, inspirado em Santo Agostinho, expressa sua mensagem de unidade para um mundo e uma Igreja em transformação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense