
Foto: Reprodução/ Leeo Santtana/ Instagram Azul Linhas Aéreas
A Azul Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota internacional que ligará Recife (PE) a Madri, na Espanha, com três voos semanais. A operação, que começa em junho, amplia a malha internacional da companhia a partir do seu principal hub no Nordeste e representa uma aposta no crescimento do turismo e da conectividade da região.
A rota será operada com voos diretos, eliminando as atuais duas escalas (em São Paulo e Lisboa), que tornavam a viagem mais longa e cansativa. Atualmente, o trajeto leva em média 20 horas, enquanto o novo formato deve reduzir significativamente o tempo total de viagem.
A expectativa da Azul é operar 176 voos nessa rota até o fim de 2025, somando partidas e chegadas. Os voos partirão de Recife às terças, quintas e domingos, com retorno de Madri às quartas, sextas e segundas-feiras.
“A nova rota Recife-Madri reforça a estratégia da Azul de expandir sua malha internacional a partir de hubs regionais. A escolha de Recife se deve à sua posição geográfica privilegiada e à infraestrutura adequada para voos internacionais”, afirmou Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
Investimento no turismo internacional
A nova rota também visa atrair turistas europeus para o Brasil, com foco em Pernambuco. Recife é o terceiro maior destino de operações da companhia, atrás apenas de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).
Além de fortalecer a presença da Azul na Europa, a iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento econômico regional, integrando o Nordeste a importantes mercados internacionais.
“Esta é uma oportunidade significativa para expandir a presença internacional da Azul, atender à demanda dos clientes e contribuir para o crescimento econômico e turístico de Pernambuco”, acrescentou Barbi.
Recife como hub estratégico
Recife já é o principal ponto de conectividade da Azul no Nordeste. Atualmente, o Aeroporto Internacional dos Guararapes opera 46 rotas nacionais e internacionais e se consolidou como uma importante conexão para destinos no Norte, Sul e demais regiões do país.
Em 2024, a capital pernambucana registrou mais de 29 mil decolagens, com um total de 3,8 milhões de assentos ofertados. Somente no primeiro trimestre de 2025, a companhia transportou 787.655 passageiros a partir da cidade.
Fim das operações em Mossoró
O anúncio da nova rota internacional acontece poucos dias após a Azul encerrar sua operação no Aeroporto de Mossoró (RN), de onde mantinha um voo para Recife. A decisão foi criticada por lideranças locais, mas a empresa afirmou que está ajustando sua malha para concentrar esforços em operações mais sustentáveis e estratégicas.