Viação Jardinense

Saúde & Bem Estar

Alerta Sanitário

Gripe aviária: governo do RS instala barreiras sanitárias em Montenegro para conter foco da doença

Governo do RS reforça medidas contra gripe aviária em Montenegro com sete barreiras sanitárias e vistorias em mais da metade das propriedades no raio de 10 km do foco.

Por Seridoense há 4 dias

Foto: Ascom Seapi/Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul intensificou neste final de semana as medidas de contenção após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) já instalou sete barreiras sanitárias na região e vistoriou cerca de 300 das 540 propriedades rurais mapeadas no raio de 10 quilômetros do local afetado — o equivalente a 55% das visitas previstas.

As barreiras, operando 24 horas por dia, estão posicionadas em vias estratégicas, como a BR-386, RS-124, TF-10 e estradas vicinais. Elas atuam com apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da prefeitura de Montenegro. Os alvos principais das ações são veículos de carga viva, transportadores de ração e coletadores de leite, que circulam por diferentes propriedades e podem contribuir para a disseminação do vírus H5N1, de alta patogenicidade.

No raio mais próximo ao foco, automóveis de passeio também passam por desinfecção, embora os pedestres não sejam o foco principal das medidas. As ações incluem ainda orientação e monitoramento sanitário de trabalhadores rurais que tiveram contato com aves na região.

A prefeitura de Montenegro reforçou que o risco de transmissão da gripe aviária para humanos é muito baixo e ocorre geralmente em situações de contato direto e intenso com aves infectadas. Nenhuma das pessoas monitoradas apresentou sintomas da doença até o momento.

Paralelamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou outro caso da doença, desta vez em cisnes silvestres em Sapucaia do Sul, a cerca de 60 km de Montenegro. Outros seis focos suspeitos seguem sob investigação em diferentes tipos de propriedades.

Diante da situação, o governo do RS declarou estado de emergência zoossanitária por 60 dias, permitindo a adoção de medidas excepcionais para conter a gripe aviária. A população é orientada a não se aproximar de aves doentes ou mortas e a comunicar imediatamente qualquer ocorrência às autoridades sanitárias.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense