
Foto: Cedida
O Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em Natal, receberá uma relíquia do sangue do Papa São João Paulo II. A doação foi feita pelo Cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo emérito de Cracóvia (Polônia) e ex-secretário pessoal do pontífice. O Santuário está localizado na Avenida Miguel Castro, no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal.
A relíquia foi entregue neste domingo (18), ao Monsenhor Flávio Medeiros, cônego da Basílica de São Pedro, ao final da missa de inauguração do ministério petrino do Papa Leão XIV, no Vaticano. A data coincide com o natalício de João Paulo II – nascido em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia.
O pedido da relíquia partiu do pároco do Santuário, Padre Fábio Pinheiro, e foi atendido por meio do cardeal Monsenhor Flávio. Segundo o Padre Fábio, a entronização da relíquia está prevista para 4 de agosto, durante a celebração do Jubileu dos Sacerdotes, quando também serão comemorados os 15 anos da criação da paróquia e da inauguração do Santuário.
Ainda segundo o pároco, há expectativa de inaugurar, ainda em 2025, o Memorial Protomártires do Brasil no local.
Os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por João Paulo II em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, em Roma.