Viação Jardinense

Geral

Utilidade Pública

Mais de 1,7 milhão de aposentados do INSS pedem reembolso por descontos não autorizados

Descontos feitos por entidades associativas estão sob investigação da Polícia Federal e da CGU

Por Seridoense há 3 dias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (20). Os dados foram contabilizados até as 17h do mesmo dia.

Segundo o INSS, apenas 35.854 beneficiários confirmaram que autorizaram os descontos. No total, 1.784.528 pessoas realizaram consultas para verificar se houve ou não a cobrança. A maior parte dos segurados (91,6%) utilizou o aplicativo Meu INSS para a verificação, enquanto o restante acessou a central telefônica 135.

Ao todo, 41 entidades associativas estão sendo contestadas por esses lançamentos. Elas possuem ou já possuíram credenciamento com o INSS para realizar esse tipo de desconto diretamente no benefício dos segurados.

O INSS notificou cerca de 9 milhões de segurados sobre a ocorrência de descontos, indicando o nome da entidade responsável, o que pode ser consultado gratuitamente no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS. O prazo para pedir o reembolso é indeterminado.

A situação está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). As autoridades apuram a existência de organizações criminosas que fraudaram benefícios previdenciários, vinculando segurados a entidades sem o consentimento dos mesmos.

🔒 Alerta de golpes
O INSS reforça que não entra em contato com os beneficiários por telefone, e-mail, mensagens de texto, WhatsApp ou qualquer outro canal fora dos oficiais. A comunicação sobre descontos só ocorre por meio dos canais verificados do instituto, como o site oficial e perfis com selo de verificação nas redes sociais.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para o número 135, a central de teleatendimento do INSS.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense