
Foto: Andreas Solaro/AFP
O Papa Francisco apresentou nesta terça-feira (18) um quadro inicial de dupla pneumonia, complicando ainda mais o tratamento do pontífice de 88 anos, disse o Vaticano.
Internado no hospital Gemelli, em Roma, desde do dia 14 de Fevereiro, o Santo Padre enfrenta um quadro de pneumonia bilateral. A doença que afeta os dois pulmões de uma vez é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar, dificultando a respiração.
“Os testes laboratoriais, a radiografia do tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo”, afirmou o diretor de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni.
O Papa foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para um infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Na segunda-feira, o Vaticano havia informado que o quadro clínico do pontífice é “complexo”, depois do diagnóstico da infecção.
Segundo o Vaticano, Francisco está consciente, com a cabeça boa, respirando sozinho, sem ajuda de aparelhos, mas está bastante frágil. Apesar da atualização e o quadro preocupante, principalmente pela idade dele, a condição do papa é “estável”.
Antes do último comunicado, o Vaticano anunciou que todos os eventos públicos do calendário do papa foram cancelados até o próximo domingo. O Pontífice tem vários eventos ao longo do fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, que durará até o próximo janeiro de 2025.
Durante o Ano Santo 2025, que será um período de renovação espiritual e perdão na Igreja Católica, o Vaticano espera 32 milhões de turistas em Roma, inclusive para um série de audiências especiais com Francisco.
Segundo a Santa Sé, Francisco continuará internado no hospital pelo tempo que for necessário.