
Foto: Tiziana Fabi/AFP
Um boletim divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (10), informa que o Papa Francisco continua apresentando melhoras. Uma fonte da Santa Sé afirmou que o pontífice não se encontra mais em perigo iminente, porém ainda não há previsão de alta.
De acordo com a Igreja Católica, Exames de sangue, avaliação clínica e a boa resposta ao tratamento com medicamentos indicam que o quadro de saúde do pontífice está evoluindo de forma positiva.
O Vaticano informou que os médicos retiraram a reserva sobre o prognóstico do Santo Padre. No entanto, devido à infecção grave que o Papa apresentava ao ser internado, ele deverá permanecer no hospital por mais alguns dias.
De acordo com uma fonte, os sinais positivos devem ser recebidos com prudência e cautela, já que o papa ainda está tratando uma pneumonia e permanece com uma quadro clínico complexo.
Nesta segunda-feira, Papa Francisco participou de uma videoconferência, recebeu a Eucaristia e orou na capela privada do Hospital Gemelli, onde está internado desde 14 de fevereiro.
Leia o boletim do Vaticano na íntegra:
” As condições clínicas do Santo Padre continuam estáveis.
Os avanços registrados nos últimos dias se consolidaram ainda mais, conforme indicado pelos exames de sangue, pela avaliação clínica e pela boa resposta à terapia medicamentosa.
Por esse motivo, os médicos decidiram retirar a reserva sobre o prognóstico. No entanto, considerando a complexidade do quadro clínico e a grave infecção apresentada no momento da internação, será necessário continuar a terapia medicamentosa no ambiente hospitalar por mais alguns dias.
Na manhã de hoje, o Santo Padre acompanhou os Exercícios Espirituais por videoconferência com a Sala Paulo VI, recebeu a Eucaristia e, em seguida, foi à capela do apartamento privado para um momento de oração.
À tarde, voltou a acompanhar os Exercícios Espirituais da Cúria por videoconferência.
Ao longo do dia, alternou momentos de oração e descanso.”