
Foto: Vatican News/Divulgação
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Papa Leão XIV, convidando-o oficialmente a visitar o Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro deste ano em Belém, no Pará.
A entrega foi feita logo após a missa solene que marcou o início do pontificado do novo Papa, realizada no Vaticano. Segundo a assessoria da Vice-Presidência, Alckmin representou o governo brasileiro na cerimônia e destacou o simbolismo da presença do Brasil no evento.
“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão XIV, trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do Presidente Lula para o Papa Leão XIV para visitar o Brasil, especialmente, na COP30 em novembro em Belém”, afirmou o vice-presidente.
Na correspondência, o presidente Lula também mencionou que as relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé completarão 200 anos em 2026, reforçando os laços históricos e de cooperação entre os dois Estados.
Alckmin está em Roma desde sábado (17) e, além de participar da missa, se reuniu com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, em encontro realizado na embaixada brasileira junto ao Vaticano.
Para Alckmin, o novo Papa representa uma renovação de esperança. “Ao promover a paz, o Papa Leão XIV traz uma grande esperança para toda a humanidade”, destacou.
O vice-presidente retornou ao Brasil ainda neste domingo.