Viação Jardinense

Tecnologia

Oferta

Amazon faz proposta para comprar TikTok nos EUA, diz The New York Times

Segundo o The New York Times, a gigante do varejo entregou uma carta ao vice-presidente dos EUA com a proposta de assumir a operação da rede social chinesa no país.

Por Seridoense há 2 semanas

Foto: Dado Ruvic/Illustration/Reuters

A Amazon apresentou uma oferta para adquirir o TikTok e assumir sua operação nos Estados Unidos, segundo informações do jornal The New York Times. A plataforma tem até o próximo sábado (5) para encontrar um comprador e continuar funcionando no país.

De acordo com o jornal, a proposta foi formalizada em uma carta enviada ao vice-presidente dos EUA, JD Vance, e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick. O valor da oferta não foi divulgado, e fontes ligadas às negociações afirmam que é improvável que as duas empresas cheguem a um acordo.

A Amazon se recusou a comentar o assunto quando procurada, e o TikTok também não se manifestou. Após a divulgação da notícia, as ações da Amazon registraram uma alta de aproximadamente 2%.

Discussões na Casa Branca

O futuro do TikTok foi debatido em uma reunião na Casa Branca nesta quarta-feira (2), com a presença do ex-presidente Donald Trump, JD Vance, Howard Lutnick, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e a diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard.

Desde a sanção da lei pelo Congresso em 2024, a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, está sob pressão para vender o aplicativo ou encerrar suas operações nos EUA. Inicialmente, o prazo para a venda era 19 de janeiro, mas a plataforma conseguiu uma extensão até 5 de abril.

Em março, Trump afirmou que quatro grupos haviam demonstrado interesse na aquisição do TikTok. No último domingo, ele declarou que um acordo seria fechado antes do prazo final. As negociações conduzidas pela Casa Branca preveem a redução da participação chinesa no TikTok para menos de 20%, conforme determina a legislação.

Motivação para o bloqueio

Os EUA alegam que o TikTok representa um risco à segurança nacional, devido à coleta de dados sensíveis dos mais de 170 milhões de usuários americanos. O governo teme que essas informações possam ser utilizadas pela China para atividades de espionagem. A ByteDance, no entanto, nega as acusações e defende que sempre operou de maneira independente.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense