Viação Jardinense

Esporte

Política Esportiva

Após afastamento de Ednaldo, CBF marca nova eleição presidencial para 25 de maio

Pleito definirá presidente, oito vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal para o quadriênio 2025–2029

Por Seridoense há 6 dias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enfrenta mais uma turbulência política em sua história. Após a decisão da Justiça do Rio de Janeiro que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade na última quinta-feira (15), a CBF anunciou oficialmente a realização de novas eleições para a escolha do novo comando.

O pleito foi marcado para o dia 25 de maio. As chapas interessadas em disputar o cargo de presidente poderão registrar suas candidaturas entre os dias 18 e 20 de maio.

Além do novo presidente, o processo também elegerá oito vice-presidentes, além de três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal. O mandato será válido para o período de 2025 a 2029.

Como funciona a eleição na CBF

Segundo as regras eleitorais da entidade máxima do futebol brasileiro, as chapas devem apresentar apoio mínimo de oito integrantes do colégio eleitoral — sendo quatro federações estaduais e quatro clubes.

O colégio eleitoral é composto por:

  • 27 federações estaduais, cada uma com peso 3 por voto;

  • 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, com peso 2;

  • 20 clubes da Série B, com peso 1.

A votação é secreta e vence a chapa que alcançar a maioria simples dos votos válidos.

O afastamento de Ednaldo Rodrigues reabre o cenário de disputa dentro da confederação, que já passou por outras crises institucionais nos últimos anos. A nova eleição é vista como decisiva para o futuro da CBF e do futebol brasileiro, que vive momento de pressão por mudanças na gestão e nos resultados esportivos da Seleção Brasileira.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense