
Foto: Johnny Greig/Getty Images
O Brasil segue firme no radar do turismo internacional e comprova sua força como um dos principais destinos globais. De acordo com levantamento da plataforma Booking.com, o país figura entre os cinco mais buscados por turistas de todo o mundo para o período entre abril e junho de 2025, ficando atrás apenas de Espanha, Itália, Estados Unidos e França. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento nas buscas por acomodações em solo brasileiro foi de expressivos 61%.
O destaque absoluto fica por conta do Rio de Janeiro, que lidera o interesse dos viajantes estrangeiros para as férias de julho, com crescimento de 80% nas buscas em comparação com 2024. O estado também colhe os frutos de uma boa performance nos primeiros meses do ano: segundo dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, mais de 502 mil turistas internacionais desembarcaram no Rio apenas em janeiro e fevereiro — um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“A ‘Cidade Maravilhosa’ é uma das principais portas de entrada de turistas internacionais no Brasil e isso é fruto do enorme trabalho realizado pelo Governo Federal para melhorar a infraestrutura, facilitar o acesso e ampliar a promoção do Brasil lá fora, tornando os nossos destinos ainda mais atrativos”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Além do Rio, outros destinos brasileiros também registraram crescimento expressivo no interesse internacional, como Foz do Iguaçu (PR), com aumento de 248%, Porto de Galinhas (PE), com 153%, Búzios (RJ), com 144%, e Florianópolis (SC), com 108%. Os dados reforçam a pluralidade do turismo brasileiro, capaz de atrair visitantes com perfis variados — do amante de praias paradisíacas ao entusiasta da natureza ou das grandes cidades.
Entre os turistas estrangeiros, os argentinos lideram o ranking de crescimento nas buscas por viagens ao Brasil, com alta de 137%, seguidos pelos chilenos (+53%), franceses (+66%) e norte-americanos (+57%).
No cenário doméstico, o turismo interno também mostra fôlego. Entre abril e junho, o Rio de Janeiro foi o destino nacional mais buscado pelos brasileiros, com crescimento de 63%. São Paulo, Ubatuba, João Pessoa e Porto de Galinhas completam o top 5 das buscas nacionais no Booking.com.
Para o mês de julho, as passagens aéreas com destino a Salvador (+148%), Fortaleza (+56%), Natal (+49%), Maceió (+46%) e Recife (+43%) estão entre as mais procuradas pelos brasileiros.
O movimento positivo do setor também é impulsionado por iniciativas como o programa “Conheça o Brasil”, lançado em 2023 pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Turismo. A ação busca estimular o turismo interno por meio de incentivos à conectividade, à mobilidade e à promoção de destinos nacionais, contribuindo para a geração de emprego, renda e competitividade no setor.