
Foto: Isac Nóbrega/PR
A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (20), pela segunda vez, a concessão do título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta, de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL), obteve 19 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.
Com a aprovação, o decreto legislativo segue agora para publicação no Diário Oficial do Município (DOM), sem necessidade de sanção ou veto por parte do prefeito Paulinho Freire (União), conforme determina o rito legal para esse tipo de proposição.
A expectativa é de que a homenagem seja entregue no dia 12 de junho, durante visita de três dias que Bolsonaro fará ao Rio Grande do Norte. De acordo com o vereador Subtenente Eliabe, um evento público está previsto para ocorrer em frente à Assembleia Legislativa, marcando a entrega oficial do título.
Esta é a segunda vez que a Câmara aprova o título para o ex-presidente. A primeira votação ocorreu no dia 10 de abril, com previsão de entrega no dia seguinte. No entanto, a cerimônia foi cancelada após Bolsonaro passar mal durante a agenda no interior do Estado, sendo submetido posteriormente a uma cirurgia.
No dia 11 de abril, a entrega do título foi suspensa por decisão judicial, após a vereadora Samanda Alves (PT) questionar a tramitação do projeto. Ela argumentou que seu pedido de vistas, previsto no regimento interno, foi indevidamente negado pela Mesa Diretora.
Com a decisão judicial, a proposta foi reenviada para análise da Comissão de Educação, sendo novamente aprovada na última segunda-feira (19), com voto contrário de Samanda. O projeto retornou ao plenário nesta terça (20), onde foi votado e aprovado.
Confira como votaram os vereadores:
✅ Votos favoráveis (19)
- Aldo Clemente (PSDB)
- Anne Lagartixa (Solidariedade)
- Camila Araújo (União)
- Chagas Catarino (União)
- Cleiton da Policlínica (PSDB)
- Daniel Rendall (Republicanos)
- Daniel Santiago (PP)
- Matheus Faustino (União)
- Irapoã Nóbrega (Republicanos)
- João Batista Torres (DC)
- Kleber Fernandes (Republicanos)
- Fúlvio Saulo (Solidariedade)
- Leo Souza (Republicanos)
- Luciano Nascimento (PSD)
- Preto Aquino (Podemos)
- Robson Carvalho (União)
- Tércio Tinoco (União)
- Subtenente Eliabe (PL)
- Tony Henrique (PL)
❌ Votos contrários (5)
- Brisa Bracchi (PT)
- Daniel Valença (PT)
- Pedro Henrique (PP)
- Samanda Alves (PT)
- Thabatta Pimenta (Psol)
⚪ Abstenção (1)
- Cláudio Custódio (PP)
🚫 Ausentes (4)
- Eribaldo Medeiros (Rede)
- Eriko Jácome (PP)
- Herberth Sena (PV)
- Tárcio de Eudiane (União)