
Foto: Konce Agência
Será inaugurada no próximo domingo, dia 6, na cidade de Encantado (RS), a maior estátua de Cristo do Brasil. Com 43 metros de altura — cinco a mais que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado é uma imponente obra de aço e concreto armado, pesando mais de 1.700 toneladas.
Erguida no Morro das Antenas, a 400 metros acima do nível do mar, a estátua foi idealizada pela comunidade local e construída com recursos obtidos por doações, através da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), sem uso de verbas públicas. A escultura é assinada pelo artista Markus Moisés Rocha Moura e levou dois anos para ser concluída.
O monumento está inserido no Complexo do Cristo Protetor , que conta ainda com uma capela de vidro, uma fonte que representa os 12 apóstolos e o “Caminho dos Salmos” — um percurso de peregrinação com marcações até o topo da estátua.
A expectativa é de que a atração ajude a revitalizar o turismo na região do Vale do Taquari, bastante afetada pelas fortes chuvas de 2023. Encantado está localizada a cerca de 145 km de Porto Alegre.
Visitação e valores
O parque abrirá para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 30 para adultos. Crianças com até 12 anos não pagam, enquanto idosos e moradores da cidade têm direito à meia-entrada, pagando R$ 15.
Trocando farpas com bom humor
Em 2021, antes mesmo da conclusão da obra, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o de Encantado, Jonas Calvi, trocaram provocações bem-humoradas nas redes sociais sobre o tamanho das estátuas. Paes provocou: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista …”, referindo-se à paisagem carioca. Calvi respondeu: “Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari!”
Com a inauguração, o novo Cristo já é símbolo de fé, resistência e orgulho para os moradores da região Sul do país.