
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira (25), para solicitar a isenção da taxa de inscrição e justificar ausência na edição anterior do exame, realizada em 2024. Os procedimentos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único da plataforma Gov.br.
Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis no próprio site.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm direito à isenção da taxa:
-
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio, em 2025, em escola pública;
-
Quem concluiu o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Justificativa de ausência
Para quem faltou aos dois dias de prova do Enem 2024 e deseja tentar a isenção em 2025, é obrigatório apresentar uma justificativa. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 12 de maio. Já o período para interposição de recursos para os que tiverem a solicitação negada será entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos está previsto para o dia 22 do mesmo mês.
Importante destacar que a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no exame. O interessado precisará se inscrever no período regular de inscrições, que será divulgado posteriormente.
Cronograma oficial:
-
Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
-
Resultado das solicitações: 12 de maio
-
Período de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação aplicada em todo o Brasil para medir o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Criado há mais de 20 anos, o Enem se tornou a principal forma de ingresso no ensino superior, sendo usado em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além de universidades públicas e privadas, diversas instituições internacionais também aceitam o Enem como critério de admissão.
Links úteis: