
Foto: Reprodução/ Rede Social
Nos últimos dias, uma tendência divertida, e até mesmo nostálgica e emocionante tomou conta das redes sociais: a transformação de fotografias comuns em ilustrações no estilo Studio Ghibli, famoso estúdio de animação japonês. Entre os adeptos dessa trend, destaca-se o professor e historiador Gabriel Santos, de Jardim do Seridó, que decidiu usar essa técnica para homenagear figuras icônicas da cidade que já partiram.
Gabriel Santos, apaixonado pela memória e cultura local, viu na ferramenta uma forma sensível de trazer à tona lembranças de pessoas queridas, muitas das quais deixaram um legado importante na cidade. Com isso, ele compartilhou em suas redes sociais imagens recriadas digitalmente de antigos comerciantes, professores, médicos, artistas e outras personalidades de Jardim do Seridó.
As ilustrações encantaram moradores da cidade e rapidamente viralizaram, gerando comoção e despertando recordações. Muitos familiares e amigos das pessoas retratadas compartilharam as artes, expressando gratidão por poderem ver seus entes queridos sob uma nova perspectiva, com a magia e suavidade das animações Ghibli.
Em contato com o Seridoense.com, Gabriel disse que a ideia surgiu como uma maneira de manter viva a memória de pessoas que foram importantes e ícones para a cidade. “Eu quis trazer a tona os personagens por que sabia que eles nunca seriam transformados em anime por ninguém. Por muitos motivos claro, mas desses tantos o esquecimento social que é praticado hoje, esquecemos das pessoas com muita facilidade hoje em dia. Deixamos passar, e passam. Foi uma forma de trazer ludicidade e ao mesmo tempo manter os personagens vivos nas memórias das pessoas”, comentou Gabriel a nossa reportagem.
O uso da inteligência artificial e de técnicas digitais para transformar imagens tem sido cada vez mais popular, e a iniciativa de Gabriel Santos mostra como essas ferramentas podem ser utilizadas não apenas para entretenimento, mas também para preservar e fortalecer a identidade cultural de uma cidade.
A repercussão da iniciativa pode abrir portas para projetos futuros, como exposições virtuais e físicas com as ilustrações, além de iniciativas educacionais que integrem tecnologia e história local. Enquanto isso, os moradores de Jardim do Seridó seguem emocionados ao verem seus entes queridos imortalizados na magia do universo Ghibli.
Ao todo, Gabriel já criou 29 imagens de personalidades, as imagens forma publicadas em duas partes em suas redes sociais. Segundo, Gabriel, virão ainda mais postagens dessa saga. Todas as imagens podem ser vistas no seu instagram @gabrielsantosejs (CLIQUE AQUI)

Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Montagem – Seridoense.com