Viação Jardinense

Esporte

Conquista

Hugo Calderano conquista prata inédita para o Brasil no Mundial de Tênis de Mesa

Número 3 do mundo, brasileiro fez história ao se tornar o primeiro atleta de fora da Ásia ou Europa a disputar uma final de Mundial na chave de simples

Por Seridoense há 5 horas

Foto: reprodução/redes sociais

Pela primeira vez na história, um brasileiro subiu ao pódio com uma medalha de prata no Mundial de Tênis de Mesa. Aos 28 anos, Hugo Calderano cravou seu nome entre os maiores do esporte ao alcançar um feito inédito neste domingo (25), em Doha, no Catar. O número 3 do ranking mundial encarou o chinês Wang Chuqin, atual vice-líder, mas acabou derrotado por 4 sets a 1 — com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7.

Mesmo com o vice-campeonato, Calderano entrou para a história: tornou-se o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a disputar uma final de Mundial na chave de simples masculina. A marca veio um dia após ele eliminar o também chinês Liang Jingkun, em uma batalha emocionante decidida em 4 sets a 3.

O desempenho reforça o excelente momento vivido por Hugo em 2025. No mês passado, o brasileiro já havia conquistado um título inédito: a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, também sendo o primeiro atleta de fora da Ásia ou Europa a levantar o troféu. Na ocasião, ele derrotou o número 1 do mundo, Lin Shidong, na final.

Calderano tem mostrado uma evolução constante desde sua estreia em Mundiais. Em 2013, com apenas 17 anos, participou da primeira fase. Em 2015, chegou à segunda rodada; em 2017, à terceira; em 2019, parou nas oitavas e, em 2021, atingiu as quartas de final — até chegar, agora, à decisão.

A prata conquistada neste domingo é considerada um divisor de águas para o tênis de mesa brasileiro, e projeta Calderano como um dos grandes nomes do esporte para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense