
Foto: Divulgação/ITTF
O carioca Hugo Calderano escreveu neste domingo (20) uma das páginas mais marcantes do esporte brasileiro ao conquistar, de forma inédita, a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, na China. Ele se tornou o primeiro brasileiro e primeiro atleta das Américas a vencer a competição, superando o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, com uma vitória incontestável por 4 sets a 1.
Parciais da final: 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5
A campanha de Calderano foi impecável. Antes da final, ele derrotou grandes nomes da modalidade, incluindo o número 3 do mundo, o japonês Tomokazu Harimoto, e o vice-líder do ranking, o chinês Wang Chuqin. Ao todo, foram cinco vitórias consecutivas antes da grande decisão.
Com um jogo técnico, agressivo e mentalmente forte, o brasileiro mostrou frieza mesmo após perder o primeiro set. A partir da segunda parcial, impôs seu ritmo e passou a controlar a partida. Na última parcial, mesmo sob pressão, pediu tempo no momento certo, se reorganizou e selou a maior conquista de sua carreira aos 28 anos.
“Não imaginava ganhar do número 3, do número 2, do número 1. É muito louco para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial”, declarou, emocionado.
Ele também relembrou momentos difíceis recentes, como a frustração por não ter conquistado medalha na Olimpíada de Paris.
A conquista coloca Hugo Calderano entre os maiores nomes da história do tênis de mesa mundial e representa um marco não apenas para o Brasil, mas para todo o continente americano, quebrando a hegemonia de atletas asiáticos e europeus em finais de Copa do Mundo.