
Foto: Reprodução/ Instagram Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (25), de uma homenagem solene ao Papa Francisco, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja), da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Dilma Rousseff, e de outros membros da comitiva oficial brasileira, Lula prestou suas últimas homenagens ao pontífice, falecido nesta semana.
A visita ocorreu no último dia de velório aberto ao público antes do funeral oficial, que acontecerá neste sábado (26), às 10h (horário local), 5h da manhã pelo horário de Brasília. O corpo do Papa Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis já passaram para a despedida.
Durante a cerimônia, Lula destacou a importância de Francisco como símbolo de compaixão, diálogo e justiça social. Em suas redes sociais, o presidente declarou:
“Eu e a primeira-dama estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós.”
A comitiva brasileira desembarcou em Roma nesta sexta-feira com cerca de 20 integrantes, entre ministros, parlamentares e representantes do governo. Todos acompanharão, neste sábado, a cerimônia fúnebre que será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Após a missa, o corpo de Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejo expresso pelo próprio Papa em vida — preferindo uma cerimônia e sepultura simples.