O médico Evandro Carvalho, do Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz/RN — unidade referência em saúde na região Trairi — foi o responsável pelo atendimento inicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta sexta-feira (11). Bolsonaro apresentou um quadro de dor abdominal intensa durante uma agenda de compromissos no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo Dr. Evandro, a equipe médica foi previamente alertada pela assessoria do ex-presidente sobre o mal-estar. “Prontamente, preparamos a equipe e os profissionais para recebê-lo. Ele deu entrada com dor abdominal forte, distensão abdominal, mas foi medicado, estabilizado e os sinais vitais estavam todos normais”, afirmou o médico.
Apesar da melhora no quadro clínico, a equipe optou pela transferência de Bolsonaro para Natal por precaução, especialmente por conta de seu histórico de cirurgias abdominais. “A dor havia cessado em 90%, ele saiu consciente, orientado e com sinais vitais estáveis”, explicou Dr. Evandro.
A transferência foi realizada em uma aeronave mobilizada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, com destino ao Hospital Rio Grande, em Natal, onde o ex-presidente passou por nova avaliação médica.