
Foto: Divulgação/CPRE
A Operação Zero Álcool, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), resultou na prisão de 11 motoristas por embriaguez ao volante entre sábado (17) e domingo (18) na Região Metropolitana de Natal. Apenas no domingo, foram contabilizadas cinco prisões.
As abordagens ocorreram nos municípios de Natal (2 casos), Macaíba (5), São José de Mipibu (2) e Nísia Floresta (2). De acordo com o CPRE, os motoristas presos apresentaram índices superiores a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar no teste do etilômetro (bafômetro), o que configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Também foram detidos motoristas que se recusaram a realizar o teste, mas apresentavam sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, como fala desconexa, olhos avermelhados e odor etílico.
O artigo 306 do CTB estabelece que conduzir veículo sob influência de álcool ou substância psicoativa é crime, com pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa, suspensão ou proibição do direito de dirigir.
O CPRE reforça que as fiscalizações têm o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas, e que as ações da Operação Zero Álcool continuarão sendo intensificadas, especialmente nos finais de semana.