Viação Jardinense

Geral

Luto na Igreja

Papa Francisco morre aos 88 anos

Primeiro papa latino-americano da história, Francisco liderou a Igreja Católica por 12 anos e marcou seu papado por reformas e defesa dos mais pobres

Por Seridoense há 21 horas

Foto: European Union

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morre as 88 anos. A informação foi confirmada pelo Vaticano, nesta segunda-feira (21). O pontífice faleceu às 7h35 (horário local, 2h35 em Brasília) após complicações em seu estado de saúde, que vinha se agravando desde fevereiro. Francisco liderava a Igreja Católica desde 2013, sendo o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro da era moderna a assumir o cargo após a renúncia de seu antecessor.

Em nota oficial, o Vaticano afirmou:

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”

Apesar da saúde fragilizada, Francisco participou da Celebração da Páscoa neste domingo (20), em uma aparição simbólica na Praça São Pedro, onde abençoou os fiéis e pediu paz em meio aos conflitos no mundo.

Internações e agravamento do quadro clínico

Desde fevereiro, o papa enfrentava uma série de internações por causa de uma bronquite que evoluiu para infecções mais graves. Ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana, o que comprometeu ainda mais sua respiração. Mesmo hospitalizado no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice se esforçava para participar das atividades religiosas, ainda que de forma remota ou com ajuda de auxiliares.

Um pontificado marcado por reformas

Nascido no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013, durante o conclave que sucedeu a renúncia de Bento XVI. Escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da humildade e da defesa dos pobres.

Seu papado foi marcado por um tom reformista e por uma aproximação com temas sociais. Ele foi o primeiro papa a convidar um transexual ao Vaticano, defendeu maior participação das mulheres na Igreja, embora tenha mantido a tradição de não ordenar mulheres ao sacerdócio, e também permitiu bênçãos a casais do mesmo sexo. Seu estilo direto e simples, além das críticas frequentes a guerras, líderes políticos e desigualdades sociais, fizeram dele uma das figuras mais respeitadas do cenário global, inclusive entre não-católicos.

Entre suas ações mais marcantes está o momento em que orou sozinho na Praça São Pedro durante a pandemia da Covid-19, uma imagem que ficou gravada na história recente da Igreja.

Vida antes do papado

Francisco era filho de imigrantes italianos. Formou-se técnico químico antes de entrar para o seminário, tornando-se sacerdote em 1969. Liderou a Companhia de Jesus na Argentina, foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia e tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1997. Em 2001, foi nomeado cardeal por João Paulo II.

Próximos passos

Até o momento, o Vaticano não divulgou detalhes sobre o funeral do papa Francisco. Nos próximos dias, deve ser convocado um novo conclave para eleger o 267º papa da Igreja Católica.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense