Viação Jardinense

Saúde & Bem Estar

Esperança

Procedimento inédito salva vida de bebê de 2 meses com grave arritmia em Natal

João Miguel, natural de Caraúbas, passou por cirurgia rara no coração após parada cardíaca; caso mobilizou força-tarefa e emocionou profissionais da saúde

Por Seridoense em 20 de abril de 2025

Foto: Inter TV Cabugi

Um caso raro e emocionante comoveu a equipe médica e devolveu a esperança a uma família do Oeste Potiguar. O pequeno João Miguel, de apenas dois meses, natural de Caraúbas, teve a vida salva após um procedimento cardíaco inédito em recém-nascidos ser realizado com sucesso em Natal.

Diagnosticado com uma grave arritmia cardíaca logo nos primeiros dias de vida, João Miguel enfrentou uma longa jornada de internações nas UTIs de Mossoró e da capital potiguar. A condição, segundo os médicos, era extremamente delicada e poderia causar morte súbita. Em meio à luta, o bebê chegou a sofrer uma parada cardíaca.

Mesmo sob uso de medicamentos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a situação piorava. O cardiologista Júlio Sousa, que acompanhava o caso, relatou que os remédios já não faziam efeito. Foi quando a equipe decidiu realizar uma ablação por cateter — procedimento extremamente raro em crianças tão pequenas.

Foto: Divulgação

“É uma técnica mais comum em adultos. Em crianças, só costuma ser feita a partir dos cinco anos de idade. Mas no caso do João Miguel, não havia outra alternativa”, explicou o anestesista Madson Vidal. O desafio exigiu cuidado máximo, com equipamentos próprios para recém-nascidos e a presença de quatro especialistas na sala.

Durante quase quatro horas, os médicos agiram com precisão, liberando calor em um ponto específico do coração para neutralizar a arritmia. “Quando terminamos e vimos o coraçãozinho batendo normal… foi emocionante. Todos vibraram na sala”, disse Vidal.

Por não realizar cirurgias cardíacas infantis, o HUOL transferiu João Miguel para um hospital privado com convênio pelo SUS, onde segue internado na UTI, mas agora em fase de recuperação. A mãe, Leaneide da Silva, leva consigo gratidão. “A palavra certa é alívio. Foram dias de angústia. Agora é vida nova.”


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense