Viação Jardinense

Cidade

Negociação

Sem acordo, motoristas de ônibus de Natal suspendem greve e nova reunião será na próxima semana

Categoria reivindica reajuste salarial de 8,53% e aumento no vale-refeição; empresas alegam dificuldades financeiras e propõem percentual inferior

Por Seridoense há 4 dias

Foto: STTU

Terminou sem acordo a reunião realizada nesta terça-feira (20) entre os motoristas de ônibus de Natal e as empresas que operam o transporte coletivo da capital potiguar. O encontro ocorreu na Superintendência do Ministério do Trabalho e contou com a mediação do superintendente Cláudio Gabriel.

Apesar do impasse, os motoristas decidiram suspender a greve que estava prevista para começar nesta quarta-feira (21). Uma nova rodada de negociação foi agendada para a próxima terça-feira (27).

A categoria é representada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), que reivindica um reajuste salarial de 8,53%, além do aumento do vale-refeição para R$ 600,00 — o que representaria um reajuste de 36,36% — e ainda um acréscimo de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.

Foto: Sintro / Reprodução

Por outro lado, o Seturn, sindicato que representa as empresas de transporte, apresentou uma contraproposta de reajuste de 5,53%, dividido em duas parcelas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. O setor também propôs reajuste de 7,5% tanto no vale-refeição quanto no plano de saúde.

Durante a reunião desta terça-feira, houve discussão sobre a possibilidade de um reajuste de 6%, mas os motoristas afirmaram que não aceitam menos de 7,5%, o que impediu o avanço das negociações.

As empresas justificam a limitação na proposta com base em dificuldades financeiras decorrentes da retração econômica, dos efeitos ainda sentidos da pandemia e da concorrência com aplicativos de transporte por motocicletas. Segundo o setor, um reajuste mais expressivo poderá ser considerado apenas após a realização da licitação do transporte público, que trará regras mais claras para a remuneração dos serviços.

A expectativa agora recai sobre a reunião da próxima terça-feira, quando os representantes de motoristas e empresários voltarão à mesa para tentar chegar a um acordo que evite uma paralisação do sistema de transporte coletivo da capital.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense