Viação Jardinense

Internacional

Diplomacia Internacional

Trump e Zelensky se reúnem no Vaticano antes do funeral do Papa Francisco

Encontro de cerca de 15 minutos abriu caminho para novas conversas de paz; líderes globais também conversaram sobre tarifas e tensões comerciais.

Por Seridoense há 2 dias

Foto: SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRANIA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram neste sábado (26) no Vaticano, antes do funeral do papa Francisco, para uma conversa privada que durou cerca de 15 minutos. O encontro ocorreu na Basílica de São Pedro, segundo o porta-voz do governo ucraniano.

De acordo com imagens divulgadas, Trump e Zelensky se sentaram frente a frente em um salão de mármore, sem assessores presentes. Após o encontro, Zelensky afirmou em suas redes sociais que a reunião foi “muito simbólica” e que “pode se tornar histórica” caso as negociações avancem. O líder ucraniano ressaltou ainda seu desejo por um “cessar-fogo total e incondicional”.

Trump e Zelensky discutem há meses um acordo de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em outro momento, Trump e Zelensky foram fotografados ao lado do primeiro-ministro britânico Keir Starmer e do presidente francês Emmanuel Macron. A Missa das Exéquias, celebrada na Basílica de São Pedro, reuniu cerca de 50 chefes de Estado, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Argentina, Javier Milei.

Enquanto isso, em Moscou, o presidente russo Vladimir Putin declarou ao enviado americano Steve Witkoff estar disposto a negociar o fim do conflito “sem pré-condições”, conforme informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Pelas redes sociais, Trump reiterou que “não teve absolutamente nada a ver com essa guerra estúpida”, e criticou os governos anteriores de Barack Obama e Joe Biden. Segundo Trump, a guerra “nunca teria ocorrido” se ele ainda estivesse no poder, classificando o conflito como “um fracasso desde o primeiro dia”. O presidente americano também condenou os recentes ataques russos contra civis e defendeu novas sanções para pressionar Moscou, afirmando que “está morrendo gente demais”.

Além das tratativas sobre o conflito, Trump se encontrou brevemente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Segundo porta-voz da União Europeia, os dois concordaram em marcar uma nova reunião para discutir as tarifas comerciais impostas pelos EUA durante a gestão de Trump, que ainda geram tensões no bloco europeu.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense