
Foto: Thiago Marques/@dronandojp
O transporte de um transformador de 250 toneladas, que deveria chegar ao Parque Eólico Serra da Palmeira, em Nova Palmeira, nesta segunda-feira (31), foi interrompido. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER).
De acordo com o DER, a paralisação ocorreu devido a um reparo realizado no acesso ao parque eólico pela empresa responsável, a CTG Brasil, garantindo que o equipamento chegue ao destino em segurança. Com isso, o transformador permanecerá em Soledade até que uma nova data de transporte seja definida.
A CTG Brasil, informou ainda não ter um novo cronograma para a continuidade do transporte. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Transformador fará parte de parque eólico na Paraíba
O transformador de 250 toneladas está sendo transportado pelas rodovias federais da Paraíba para integração ao Parque Eólico Serra da Palmeira. Sua função será converter a energia eólica em eletricidade e conduzir a energia gerada ao operador do sistema elétrico. Fabricado na China, o equipamento foi trazido ao Brasil pela CTG Brasil, empresa encarregada da construção da subestação no interior do estado.
O complexo eólico contará com 108 aerogeradores, distribuídos por diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com capacidade instalada de 648 MW, o parque terá potencial para abastecer até 1,7 milhão de pessoas.