
Foto: Divulgação
A Receita Federal, em parceria com o Serpro, informou que até às 17h desta sexta-feira (4) já foram entregues 8.202.141 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-base de 2024. Todas as plataformas de envio estão funcionando normalmente, sem registro de instabilidades.
Desde o início do prazo, em 17 de março, os contribuintes vêm utilizando diferentes canais para prestar contas ao fisco. Somente pelo serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no portal da Receita e também por aplicativo, mais de 1 milhão de declarações foram enviadas entre os dias 1º e 4 de abril.
A expectativa da Receita é receber cerca de 46,2 milhões de declarações até o encerramento do prazo, que termina em 30 de maio.
Quem deve declarar?
Deve apresentar a declaração quem, em 2024:
- Recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 30.639,90;
- Teve ganho de capital na venda de bens ou realizou operações na bolsa de valores;
- Possui bens ou direitos acima de R$ 800 mil, entre outros critérios.
A Receita também disponibilizou ferramentas com preenchimento automático para quem possui conta gov.br nível prata ou ouro, facilitando ainda mais o processo de entrega.
Evite a correria de última hora
A Receita Federal recomenda que os contribuintes não deixem para enviar a declaração nos últimos dias, para evitar imprevistos e congestionamentos nos sistemas.
Mais informações e o passo a passo para fazer a declaração estão disponíveis no site oficial: www.gov.br/receitafederal.