
Foto: Francisco de Assis/CMN
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A proposta, de autoria do vereador Subtenente Eliabe Marques (PL), foi votada em regime de urgência e recebeu 20 votos favoráveis e quatro contrários.
A tramitação da matéria foi marcada por debates acalorados, manifestações nas galerias e interrupções. A votação, iniciada na terça-feira (8), teve que ser adiada devido a confusões no plenário e só foi concluída na sessão desta quinta-feira.
Segundo Subtenente Eliabe, a urgência se deu para que a entrega da honraria coincidisse com a visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte. “Esta foi sim a razão pela qual nós optamos por um mecanismo que é regimental e prerrogativa do vereador, que é apresentar um requerimento de urgência”, justificou o parlamentar. A entrega do título está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (11), na cidade de Pau dos Ferros/RN.
O autor da proposta argumentou que Bolsonaro demonstrou respeito e atenção à cidade durante seu mandato. “Na história dos presidentes da República, foi o que mais teve a visita do Natal”, destacou.
A votação gerou divisões entre os vereadores. A vereadora Samanda Alves (PT) criticou o fato de seu pedido de vistas, que daria um prazo maior para análise da proposta, ter sido negado. “O regimento foi rasgado hoje. Já vi esse tipo de pedido ser atendido antes. Lamento que hoje não foi”, afirmou.
Outros parlamentares também se posicionaram. Fúlvio Saulo (Solidariedade) avaliou que a pauta tomou tempo demais da Casa. “Perdemos três dias de sessão com lutas regimentais que não constroem nada para a sociedade. Em alguns momentos, virou um circo”, declarou.
A vereadora Camila Araújo (União Brasil), que presidiu a sessão, afirmou que a maioria da Casa precisava ser ouvida. “Conduzir essa sessão foi um misto de muitas emoções. Mas é importante garantir que tanto maioria quanto minoria se posicionem”, disse.
Votaram a favor da concessão do título:
- Aldo Clemente
- Anne Lagartixa
- Camila Araújo
- Chagas Catarino
- Cleyton da Policlínica
- Daniel Rendall
- Daniel Santiago
- Matheus Faustino
- Fúlvio Saulo
- Irapoã Nóbrega
- João Batista Torres
- Kleber Fernandes
- Leo Souza
- Luciano Nascimento
- Preto Aquino
- Robson Carvalho
- Subtenente Eliabe
- Tércio Tinoco
- Tony Henrique