
Foto: Associated Press
O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), as primeiras imagens do corpo do papa Francisco, falecido na segunda-feira (21), no caixão. As fotos foram registradas na Capela da Casa de Santa Marta, residência oficial onde viveu o pontífice durante os 12 anos de seu papado.
Nas imagens, diversos elementos litúrgicos e símbolos próprios da Igreja Católica cercam o corpo do papa. Segundo o vaticanista brasileiro Filipe Domingues, trata-se de uma tradição da Igreja: “O papa está vestido como se fosse para uma celebração, com casula vermelha, que é a cor dos mártires e representa a entrega da vida pelo evangelho”, explicou.
📌 Entenda os símbolos presentes na imagem:
-
Caixão do papa: feito de madeira, com revestimento de zinco em seu interior.
-
Casula: veste litúrgica utilizada pelo papa em celebrações religiosas.
-
Mitra: chapéu cerimonial do pontífice.
-
Na mão do papa: um terço e o anel episcopal que ele recebeu ainda como bispo — não é o anel do pescador, tradicional dos papas, que foi destruído após sua morte, como manda o ritual católico.
-
Cardeal Pietro Parolin: Secretário de Estado do Vaticano, aparece rezando ao lado do corpo.
-
Guarda Suíça: responsável pela segurança do papa, permanece de pé ao lado do caixão.
O funeral do papa Francisco está marcado para o próximo sábado (26), às 5h no horário de Brasília (10h no horário local de Roma). Antes disso, o caixão será trasladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), às 4h de Brasília (9h em Roma), onde permanecerá para visitação pública e homenagens de autoridades e fiéis.
Francisco, que liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, faleceu aos 88 anos, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) e uma parada cardíaca, enquanto se recuperava de uma pneumonia bilateral.

Foto: Reuters

Foto: AFP

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Foto: Reuters