Viação Jardinense

Cotidiano

Feriados

Após feriadão de abril, restam apenas sete feriados nacionais em 2025; veja os que ainda podem ser emendados

Três dos próximos feriados podem ser emendados para formar novos feriadões; outros quatro caem no fim de semana.

Por Seridoense em 25 de abril de 2025

Foto: Reprodução/ Freepik

Com o fim do feriadão de abril, que uniu a Sexta-feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes (21), muitos brasileiros aproveitaram uma folga prolongada de quatro dias. Agora, o calendário de 2025 reserva apenas mais sete feriados nacionais, sendo que três deles ainda podem ser emendados para novos períodos de descanso estendido.

Esses três feriados que caem em quintas-feiras são:

  • 1º de maio – Dia do Trabalhador

  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

  • 25 de dezembro – Natal

Quando o feriado cai na quinta-feira, é comum que empresas e repartições públicas adotem a prática de “emendar” com a sexta-feira, criando um novo feriadão. No entanto, essa decisão depende da política interna de cada empresa ou órgão.

Já no Rio Grande do Norte, o dia 3 de outubro (sexta-feira) é feriado estadual em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, reconhecidos como protomártires pela Igreja Católica. Por cair em uma sexta-feira, a data garante aos potiguares a possibilidade de um descanso prolongado automaticamente, sem necessidade de emenda.

Além desses, há mais quatro feriados nacionais restantes no ano que cairão em finais de semana, o que inviabiliza a extensão dos dias de folga:

  • 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil

  • 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida

  • 2 de novembro (domingo) – Finados

  • 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República

Vale lembrar que estados e municípios também podem ter feriados locais, como o Corpus Christi, que, embora não seja feriado nacional, costuma ser ponto facultativo com grande adesão ao recesso.

Com poucos feriados úteis pela frente, muitos brasileiros já estão de olho no calendário para planejar folgas, viagens e pausas estratégicas ao longo do restante do ano.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense