Viação Jardinense

Saúde & Bem Estar

Saúde

UFRN oferece exames gratuitos e orientações personalizadas para controle da asma no RN

Ações marcam o Dia Mundial da Asma e incluem espirometrias, avaliações respiratórias e participação em projeto com aplicativo educativo

Por Seridoense há 3 semanas

Foto: Reprodução

Nesta primeira terça-feira de maio (06), o mundo marca o Dia Mundial da Asma, promovido anualmente pela Iniciativa Global para Asma (GINA). No Rio Grande do Norte, o Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (Laire), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apoia a campanha com uma série de ações gratuitas voltadas à população.

Em consonância com o tema da campanha de 2025 — “Tornar os tratamentos inalatórios acessíveis para todos” —, o Laire está oferecendo espirometrias gratuitas, conhecidas como “exame do sopro”, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O exame é essencial para o diagnóstico e acompanhamento da asma, além de ser necessário para o acesso a medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro serviço disponibilizado gratuitamente é a avaliação do controle da asma, voltada para pessoas de todas as idades. Após o exame, o paciente recebe um relatório individualizado, com orientações personalizadas para o manejo da doença, incluindo hábitos e fatores que influenciam o controle da condição.

As ações começaram durante a campanha do ano passado e seguem em continuidade. “A gente decidiu por bem não terminar, dar uma sequência e continuar, porque a educação é um dos pilares do manejo da asma”, explica a professora Karla Mendonça, do Departamento de Fisioterapia da UFRN e coordenadora do Laire.

Os exames de espirometria são realizados mediante agendamento prévio, pois requerem orientações específicas a serem seguidas com antecedência de quatro horas. Para agendar, os interessados devem entrar em contato com o Laire por e-mail (easmalaire2@gmail.com), WhatsApp (84 99468-6201) ou pelo Instagram (@laire_ufrn).

Além dos atendimentos, o laboratório está validando o aplicativo e-ASMA, uma solução digital que auxilia no automanejo da asma. Pessoas com a doença e seus cuidadores podem participar da pesquisa remotamente, respondendo a um questionário online. Os participantes recebem relatórios ilustrados e personalizados, bem como acesso gratuito a materiais educativos desenvolvidos pela equipe do Laire. Para participar, basta acessar o link CLICANDO AQUI.

A campanha da GINA deste ano também reforça a importância da ampliação do acesso a medicamentos essenciais, com foco nos inaladores com corticosteroides, fundamentais para o controle da asma. Em muitos países, inclusive o Brasil, ainda há desigualdades no acesso a esses tratamentos, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

No Brasil, o SUS disponibiliza gratuitamente medicamentos para o tratamento da asma, como broncodilatadores, corticosteroides inalatórios, imunobiológicos para casos graves e a combinação formoterol/budesonida. Para obter acesso, é necessário seguir critérios médicos específicos.

Contatos para agendamento da espirometria (“exame do sopro”):
📧 E-mail: easmalaire2@gmail.com
📱 WhatsApp: (84) 99468-6201
📷 Instagram: @laire_ufrn


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense