
Foto: Divulgação/Sesed
As forças de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte registraram 78 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) durante o mês de abril de 2024 em todo o estado. O número representa uma redução de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 82 assassinatos.
Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). A COINE também repassa essas informações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Foto: Divulgação/Sesed
RN registra em 2024 menor número de mortes violentas da série histórica
Além da queda mensal, o Rio Grande do Norte atingiu em 2024 o menor número de mortes violentas da série histórica iniciada em 2011. Foram 835 homicídios registrados em todo o ano — uma redução de 20% em relação a 2023, quando o total foi de 1.045.
O declínio também foi percebido nas maiores cidades do estado. Em Natal/RN, capital potiguar, foram registradas 135 mortes violentas em 2024, 59 a menos que em 2023, quando houve 194 assassinatos — o que representa uma queda de 30,4%. Em Mossoró/RN, os números também seguiram a tendência de baixa, reforçando o impacto das ações integradas das forças de segurança.