Viação Jardinense

Religião

Conclave

Fumaça preta volta a subir no Vaticano nesta quinta (08) e conclave segue sem definição do novo papa

Cardeais continuam reunidos na Capela Sistina após a morte do papa Francisco; nova fumaça pode surgir ainda hoje à tarde

Por Seridoense há 2 semanas

A fumaça preta voltou a subir da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o novo papa. A votação ocorre após a morte de Francisco, em 21 de abril, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. A fumaça escura apareceu por volta do meio-dia no horário de Roma (7h no Brasil), frustrando mais uma vez a expectativa dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Com o sinal de hoje, o conclave segue sem definição. Os 133 cardeais eleitores devem se reunir novamente nesta tarde, com nova possibilidade de fumaça entre 17h30 e 19h no horário local (12h30 a 14h no Brasil). Caso ainda não haja consenso, novas rodadas de votação seguirão nos próximos dias.

Segundo as regras da Igreja Católica, o processo pode durar até 12 dias, com até 34 votações. Se ninguém for eleito nesse período, o conclave passa a considerar apenas os dois nomes mais votados, mas ainda exigindo o quórum de dois terços. Em casos anteriores, nenhum papa moderno foi escolhido no primeiro dia — o papa Francisco, por exemplo, foi eleito na quinta votação.

Cerca de 45 mil fiéis acompanharam a sessão de ontem na Praça de São Pedro. A expectativa continua alta para os próximos sinais vindos do Vaticano. Enquanto o mundo aguarda, até mesmo uma gaivota que sobrevoava a chaminé virou assunto nas redes sociais e ganhou um perfil no Bluesky, batizado de Gaivota do Conclave.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense