Viação Jardinense

Religião

Vaticano

Papa Leão XIV explica escolha de nome e alerta sobre desafios da inteligência artificial

Em reunião com cardeais, o papa confirmou a homenagem a Leão XIII, conhecido por ser defensor da justiça social.

Por Seridoense há 2 semanas

O Papa Leão XIV afirmou neste sábado (10) que sua escolha de nome papal foi uma homenagem a Leão XIII (pontificado de 1878 a 1903), conhecido por sua atuação firme em favor da justiça social e dos direitos dos trabalhadores no contexto da Revolução Industrial.

A revelação foi feita durante o primeiro encontro oficial do novo pontífice com cardeais, no Vaticano. Segundo ele, Leão XIII teve papel central ao tratar da questão social por meio da Encíclica Rerum Novarum, um dos textos mais importantes da Doutrina Social da Igreja. “Há diferentes razões para isso, mas principalmente porque o Papa Leão XIII, em sua histórica Encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”, disse Leão XIV.

O novo papa destacou que o mundo vive agora uma nova revolução — desta vez tecnológica — e que a Igreja precisa exercer liderança frente aos impactos provocados por inovações como a inteligência artificial (IA).

“Em nossos dias, a Igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, que representam novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, declarou.

Leão XIV afirmou ainda que a Igreja deve agir diante das novas ameaças aos trabalhadores, alertando que a IA pode acentuar desigualdades se não for regulada com base em princípios éticos.

A fala do pontífice confirma sua intenção de seguir o legado de Leão XIII, ao mesmo tempo em que atualiza os compromissos sociais da Igreja diante dos avanços tecnológicos do século XXI.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viação Jardinense
Viação Jardinense