O Papa Leão XIV realizou neste sábado (10) sua primeira saída oficial desde sua eleição como Sucessor de Pedro. O dia começou no Vaticano com um encontro de quase duas horas com os membros do Colégio Cardinalício e seguiu, à tarde, com uma visita inesperada ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, cidade a cerca de 70 km de Roma.
A visita, que não havia sido previamente anunciada pela Santa Sé, foi de caráter privado, mas reuniu centenas de fiéis na praça em frente à igreja, que acolheram o pontífice com entusiasmo. O santuário, de tradição agostiniana, abriga uma imagem mariana originária da Albânia e representa um importante ponto de devoção da ordem à qual o Papa pertence.

Foto: Vatican News
Dentro da igreja, Leão XIV foi saudado pelos religiosos locais e dedicou-se à oração diante do altar e da imagem da Virgem Maria. Em comunhão com os presentes, recitou a oração de São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho. Ao final, também conduziu a oração da Ave Maria e participou do canto da Salve Rainha.
“Eu quis muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”, declarou o pontífice, ao saudar os fiéis dentro do templo e o povo reunido do lado de fora.
Ainda em Genazzano, o Santo Padre reuniu-se com a comunidade em um encontro reservado em uma sala interna do santuário. Ao retornar à praça, expressou sua alegria pela visita e destacou a responsabilidade espiritual dos devotos: “Assim como a Mãe nunca abandona seus filhos, vocês também devem ser fiéis à Mãe”.
Ele também dirigiu palavras especiais aos jovens – “e aos jovens de coração, que somos todos nós”, brincou – e falou sobre o entusiasmo necessário para seguir Jesus, segundo o exemplo de Maria.
Antes de retornar ao Vaticano, o Papa Leão XIV fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Lá, orou diante do túmulo do Papa Francisco, seu antecessor, e diante do ícone mariano da Salus Populi Romani, em mais um gesto de profunda devoção.
A missa solene de entronização do Papa Leão XIV está marcada para o próximo dia 18 de maio, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Foto: Vatican News