
Foto: Instagram/@saojoaodepatos
Após o término do carnaval, os olhares agora passam para as festividades do São João, uma das épocas mais aguardadas do ano para o Nordestino, e isso a Paraíba sabe bem como faz! Isso porque, o evento é patrimônio Cultural Imaterial do estado.
E se tem São João, tem o tradicional São João de Patos. A cidade se prepara para vivenciar mais uma edição de um dos maiores e mais tradicionais evento junino do Brasil.
Rica em tradição, a cidade morada do Sol, como é conhecida, terá sua programação oficial do São João 2025 anunciada na próxima quinta-feira, 13 de março, em um evento especial no Patos Shopping, e a expectativa para o anúncio é grande. O evento de lançamento contará com a presença do prefeito Nabor Wanderley, artistas locais e convidados especiais, além de diversas autoridades, que ajudarão a apresentar as novidades e as atrações desta edição. O evento segue o modelo de Parceria Público-Privado (PPP), modelo adotado desde de 2022, garantindo mais estrutura e qualidade para o evento. A edição de 2024 do São João de Patos aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, e para este ano, espera-se um aumento no número de dias.
A novidade do ano é a volta dos shows religiosos, que marcaram edições anteriores do evento, e trazia mais diversidade à programação. o último show de cunho religioso ocorreu em 2018, quando o evento ainda seguia o modelo tradicional. Outras atrações, como a Tardezinha no Coreto e o Terreirinho do Forró, também devem estar presentes na programação junina de 2025.
Fontes asseguram que atrações como: Natanzinho Lima, Wesley Safadão estão confirmados para o São João de Patos 2025. Outros nomes como Léo Foguete, João Gomes, Gusttavo Lima, Pablo, Bruno & Marrone e Iguinho & Lulinha também estão sendo cogitados.
Há também cobranças por parte do público e visitante por atrações tradicionais do forró das antigas, que segundo o público não estiveram presentes no evento durante os últimos anos. A expectativa é que tenha um dia dedicado exclusivamente para forró das antigas.
O São João de Patos, além da parte cultural, é também uma fonte de economia para a cidade. A festa movimenta o setor de hotelaria, comércio local, bares e restaurantes, além de atrair Patoenses ausentes, visitantes e turistas de todo o Brasil.
E tudo que resta, é aguardar o lançamento da programação oficial do São João de Patos 2025.